Reformado, restaurante consolidado volta a servir sabores e oportunidades em Santos

Com nova estrutura e proposta ainda mais inclusiva, o Restaurante-Escola Estação Bistrô, no Valongo (Santos), foi reinaugurado nesta sexta-feira (17) como parte de um projeto de capacitação profissional voltado a jovens em situação de vulnerabilidade. A modernização do espaço integra o PetroChef – iniciativa da Unisantos em parceria com a Petrobras, que une gastronomia, educação e transformação social.


Desde 2012, o Estação Bistrô é um espaço consolidado na gastronomia regional e, ao mesmo tempo, um importante centro de formação profissional para jovens e adultos que buscam inserção no mercado de trabalho.

Com um investimento total de R$ 9 milhões, provenientes do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto oferece espaços de aprendizado e prática em três polos: o Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da Unisantos (Vila Mathias), o Restaurante-Escola Estação Bistrô (Valongo) e a Capela Nossa Senhora Aparecida (Saboó).

A Unisantos inaugurou um novo Laboratório de Gastronomia e Nutrição, que servirá como espaço de prática e aprendizado. Para incentivar a permanência dos estudantes e garantir mais inclusão, os selecionados receberão bolsa-auxílio durante a formação. A primeira turma após a reforma contará com 30 alunos, com vagas destinadas a pessoas de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.

Formação gratuita e inclusiva
O programa prevê mais de 60 turmas distribuídas em cursos gratuitos nas seguintes áreas:

  • Qualificação em Serviços de Alimentos e Bebidas
  • Formação de Ajudante de Cozinha
  • Formação de Cozinheiro Profissional
  • Formação de Cozinheiro para Coletividade
  • Capacitação em Higiene e Manipulação de Alimentos para Ambulantes
  • Aceleradora de Empreendedorismo em Alimentos e Bebidas
     
    Além do acesso aos laboratórios de gastronomia, os participantes terão atendimento psicológico gratuito, com suporte emocional e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além de acesso aos laboratórios de informática para estudos e pesquisas.

Promovendo oportunidades e transformação
O coordenador do Restaurante-Escola, Ederson Santana Souza, destaca que a iniciativa tem como propósito principal promover mudanças reais na vida das pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.

“A nossa missão é qualificar os alunos para que possam não apenas atuar na área da gastronomia, mas também se formarem com dignidade e se tornarem protagonistas de suas próprias histórias”, afirmou.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Santos, que busca fortalecer o setor gastronômico, fomentar o empreendedorismo e valorizar o caráter social e econômico da cidade.

Cerimônia de reinauguração
Durante a cerimônia, realizada nesta sexta-feira (17) no restaurante, o reitor da Unisantos, Medina Leite, ressaltou a importância da continuidade de projetos como o Restaurante-Escola Estação Bistrô.

“Esse projeto começou em 2008 e, até 2012, nós nos debruçamos de todas as formas sobre ele. Mais de 500 jovens já foram formados. Quando há o propósito de transformar vidas, a educação é a melhor companhia”, destacou.

Presente na cerimônia, o prefeito de Santos, Rogério Santos, elogiou a parceria e reforçou a importância de ações como essa no município.

“Este é um momento histórico para a gastronomia de Santos. Aqui temos um exemplo vivo de que, quando trabalhamos juntos, tudo se torna mais fácil. É acreditar na cidade, nas pessoas e nas instituições”, declarou.

Fonte: Diário do Litoralhttps://www.diariodolitoral.com.br/

Reprodução/Isabella Fernandes